PIXAR É ACUSADA DE PLÁGIO POR “CARROS”

Quando a Pixar lançou o primeiro CARROS, em 2006, muita gente acusou o filme de ter uma trama quase igual à de Dr. Hollywood – não o enlatado exibido pela RedeTV, mas o filme de 1991 em que Michael J. Fox vivia um cirurgião plástico que, no auge de sua carreira profissional, vai parar (sem querer) na cidadezinha de Grady e acaba passando por uma importante mudança pessoal.

De acordo com um roteirista inglês, a história de Relâmpago McQueen é ainda menos original do que parecia. O Hollywood Reporter informa que Jake Mandeville-Anthony está processando a Disney e a Pixar, alegando que CARROS e sua sequência, prevista para estrear em 24 de junho, são parcialmente baseados em criações suas. Além de buscar as devidas compensações, ele pretende impedir o lançamento de CARROS 2.

Mandeville diz que, no início dos anos 90, enviou para vários estúdios cópias de dois projetos que desenvolveu – um, de nome “Cookie & Co”, sobre a história real do piloto Michael Owen Perkins, que venceu uma corrida em 1988, e um outro chamado “Cars,” que incluia tratamento, amostra do roteiro, descrições de 46 personagens carros, esboços de 10 deles, e um planejamento de marketing e merchandising. Em sua queixa, Mandeville lista uma série de similaridades entre a obra da Pixar e a dele.

Entre os estúdios para os quais Mandeville diz ter enviado seu material está a Disney. Além disso, ele afirma ter se encontrado pessoalmente com um executivo da Lucasfilm chamado Jim Morris em 1993 e entregado a ele cópias de seu trabalho. A Pixar e a Lucasfilm tinham uma certa proximidade desde os anos 80, afinal, o estúdio de TOY STORY surgiu a partir de uma subdivisão da Lucasfilm. De acordo com Mandeville, em 2005 Morris passou a fazer parte da Pixar.

O queixoso alega violação de direitos autorais e de contrato implícito. Mas esta ação não é a primeira que ele move contra a Disney/Pixar. Já vinha rolando antes uma outra disputa judicial envolvendo os dois lados, sigilosamente.

A Pixar ainda não se pronunciou a respeito.
Fonte: www.animatoons.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s