Relicário, exposição de Vik Muniz

Relicário, exposição de Vik Muniz no Instituto Tomie Ohtake,
São Paulo

Até o dia 24/4, o Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, recebe a mostra Relicário, do paulistano Vik Muniz. A exposição reúne 30 obras criadas no início da carreira do artista plástico, na década de 1980.

De perto

Como eram as obras do Vik Muniz antes de ele chegar às consagradas imagens moldadas com calda de chocolate, diamante ou açúcar? A exposição Relicário, aberta no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, reúne justamente as peças do artista feitas na década de 1980, no início da carreira, quando seu nome não era grife e sua obra não estava assim no imaginário coletivo das pessoas. Mas nem por isso elas são tão diferentes assim do que a gente espera de algo assinado por Vik. Em seu universo, nada é o que parece ser. E tudo pede um segundo olhar. Funciona mais ou menos assim. A gente chega diante de uma peça. Olha. E, inevitavelmente, olha uma segunda vez. Às vezes até uma terceira. E então ri. Ou se assusta.

Em um armário desses típicos de hospital estão vidros com fetos deformados boiando em formol. Fetos em formol? Mais de perto vemos que são na verdade bonecos mergulhados em água. Mais adiante, uma série de fotografias em preto e branco revelam flores lindas, delicadas. E, de novo, de perto, percebemos serem na verdade flores artificiais, de plástico ou de papel, mal acabadas, nada perfumadas. Há também muito humor na exposição. Prepare-se para encontrar um esqueleto com nariz de palhaço, por exemplo.

Serviço:
Relicário
Até 24 de abril
De terças-feiras a domingos, das 11 às 20 horas
Instituto Tomie Ohtake
Rua dos Coropés, 88, Pinheiros, São Paulo/ SP
Tel: 0/XX/11/3814-0705
Grátis

Fonte: Revista Bravo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s