A LEGIÃO URBANA completaria 29 anos em Agosto deste ano

Banda Legião Urbana (foto de 1987)"retratosdeflaviocolker.wordpress.com"

Pessoal, não tem como não escrever essa postagem em primeira pessoa… ela nasceu espontânea e despretenciosa, como essa foto acima. Eu estava no “trem das 22:15h” (carro que faz o transporte do pessoal do trabalho) e hoje Portela resolveu que a trilha da viagem seria rock nacional. E dos bons! Legião urbana. No início, eu estava só curtindo, ouvindo.. no meio do trajeto, eu e várias pessoas já estávamos cantarolando vários sucessos. Sai do carro, sem que todo o CD tivesse executado todas as músicas, mas uma coisa eu já havia concluído: o tema da próxima postagem do Blog. Pensei “matar saudade, lembrar da banda”. Procurei uma foto legal da banda, e fui fuçar a história da banda no google. Pronto! Pra minha surpresa, melhor momento não haveria. Descobri que a banda foi formada no mês de agosto de 1982. A banda completaria esse ano, 29 anos!  Tudo uma coincidência.
Uma maravilhosa coincidência! Então, vamos lembrar Legião Urbana. Curta abaixo, alguns dos clássicos da maravilhosa banda! Salve Legião Urbana!
Entre um vídeo e outro, veja algumas informações sobre a banda.

O começo

A primeira apresentação da Legião Urbana aconteceu em 5 de setembro de 1982 na cidade mineira de Patos de Minas, durante o festival Rock no Parque, que contou com outras oito atrações, entre elas a Plebe Rude.

Esse foi o único concerto em que a banda apareceu com a sua primeira formação: Renato Russo (vocalista e baixista), Marcelo Bonfá (baterista), Paulo Paulista (tecladista) e Eduardo Paraná (guitarrista), hoje conhecido como Kadu Lambach.[5] Após a apresentação, Paulo Paulista e Eduardo Paraná deixaram a Legião. O próximo guitarrista seria Ico Ouro-Preto (irmão de Dinho Ouro-Preto, vocalista do Capital Inicial), mas foi logo substituído por Dado Villa-Lobos, que assumiu a guitarra da Legião em março de 1983.

Última formação

  • Renato Russo (voz, baixo, violão e teclados)
  • Dado Villa-Lobos (guitarra, violões, e viola,  além de algumas percussões)
  • Marcelo Bonfá (bateria e percussão)



O sucesso
Em 23 de julho de 1983, a Legião faz no Circo Voador, Rio de Janeiro, um concerto que mudaria a história da banda. Após a apresentação, eles são convidados a gravar uma fita demo com a EMI. No ano seguinte, por indicação de Marcelo Bonfá, entra o baixista Renato Rocha e começa então a gravação do primeiro disco.

O primeiro álbum Legião Urbana, lançado em 2 de janeiro de 1985, é extremamente politizado, com letras que fazem críticas contundentes a diversos aspectos da sociedade brasileira. Paralelo a isso, possui canções de amor que foram marcantes na história da música brasileira, como “Será”, “Ainda é cedo” e “Por Enquanto”, esta última que é considerada como a melhor faixa de encerramento de um disco, segundo Arthur Dapieve, crítico e amigo de Renato Russo. “Geração Coca-Cola” é outra música famosa deste álbum.

:: Wilton Bernardo para o Blog da Oficina HQ
Fonte: Wikipedia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s