Superman e Direitos autorais. O que você tem a ver com isso?

Com muito estranhamento, vejo a notícia de que se iniciou o leilão do cheque utilizado para pagar Jerry Siegel  e Joe Shuster pelos direitos sobre o Superman.
Eu particularmente, acho de mau gosto armar um “circo” em torno de uma coisa como essas. Não quero parecer dramático, mas pra mim chega a ser meio ofensivo com os autores. E eu estou me referindo a todos os autores, não apenas aos autores do herói em questão.
O cheque assinado por Jack Liebowitz (era editor, contador e um dos donos da National Allied Publications, que mais tarde viria a se tornar a DC Comics) traz a data de 1º de março de 1938.
Espero sinceramente que esse evento traga mais que a curiosidade de ver o referido cheque. É bom para os autores de quadrinhos – e todos os autores, seja de livros, músicas, peças teatrais e o que mais envolver a criatividade e consequentemente o direito autoral, o qual teoricamente não se venderia – que se desperte mais fortemente o interesse pelo maior entendimento do que se refere a direito autoral e as possibilidades de negociação com empresas.

Não paro de ver concursos e outras promoções que são lançados onde os direitos autorais são descaradamente tirados dos autores. O que pode parecer uma grana legal no primeiro instante, pode se tornar um pesadelo no futuro, se você autor, pensar que o personagem que você criou e por ele ganhou uma “graninha”, pode se tornar a galinha dos ovos de outro de uma grande empresa, que não te dará absolutamente nada pelos “ovos” colocados no futuro.

Ninguém vive de futuro. Mas não se “mata” uma fortuna por inexperiência, pelo menos não se deve fazer mais isso, após ver esse exemplo emblemático da briga pelos direitos do Superman. Faço questão de frisar isso porque semana passada, vi um concurso sendo anunciando por uma grande marca brasileira, e é preciso ler com atenção o que diz respeito aos direitos autorais do artista vencedor do ‘PRÊMIO”, para que depois esse mesmo vencedor não descobrir que na verdade foi vítima de uma arapuca. Atenção!

E sobre o Superman, saibam que uma grande batalha judicial entre a editora e os herdeiros dos criadores está em trâmite na justiça dos Estados Unidos, e o final dessa briga pode ser num julgamento em um tribunal.

:: Texto de Wilton Bernardo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s