MAM-BA apresenta ‘Jorge, Amado e Universal’ em homenagem ao escritor

Para comemorar o centenário do nascimento do escritor baiano Jorge Amado, o Museu de Arte Moderna da Bahia apresenta partir de quinta-feira (9), a exposição “Jorge Amado e Universal: Um olhar inusitado sobre o homem e a obra”. A mostra chega a Salvador após atrair mais de 130 mil pessoas no Museu da Língua Portuguesa, onde ficou exposta. Na capital baiana o público poderá assistir a mostra gratuitamente até 14 de outubro.

O público poderá confrir um pouco do que foi a obra do escritor nesta mostra especial, dividida em espaços distintos, cada um representando épocas marcantes. Um dos espaços é dedicado aos personagens. O público é convidado a desvendar em um painel com fitas coloridas que fazem referência a ‘fitinha do Senhor do Bonfim’. Neste caso, em cada fita há a impressão do nome de um dos mais de cinco mil personagens criados pelo autor ou pessoas reais inseridas na ficção como Getúlio Vargas, Hitler e Lampião.

Há ainda o espaço que reserva um passeio pelo mundo literário. Há datiloscritos com correções feitas à mão por Jorge, ilustrações das obras, fotos que remetem ao universo dos romances e algumas curiosidades, como produtos e restaurantes que levam nomes dos personagens. Tudo isso é mostrado através de de recurso audiovisual.

Romancista do Povo
A exposição revela a faceta política do autor. Ele chegou a ser eleito a Deputado Federal pelo partido comunista por São Paulo. O artista recebeu 15.315 votos e seu slogan era: “Romancista do Povo”. A exposição reserva ainda um espaço para depoimentos de amigos, artistas e críticos. Entre os depoimentos o público irá ouvir amigos ilustres e anônimos de Jorge Amado.

Os áudios e vídeos mostram também a esposa Zélia Gattai e a filha Paloma Amado contando sobre o processo de criação do artista. Um outro destaque é o próprio artista contando que, no curto período em que foi Deputado Federal, em 1946, conseguiu aprovar lei que garante a liberdade de culto no Brasil.

Jorge Amado e a Bahia
Um dos símbolos que não pode faltar na exposição é a Bahia. A mostra garante um espaço expositivo com bastante destaque para a cenografia, estruturada em armações metálicas, numa referência indireta às grades de ferro que embelezam muitas casas e espaços públicos de Salvador – entre eles o Solar do Unhão e a Praça Castro Alves. Na casa do Rio Vermelho, onde o escritor morava, por exemplo, o gradio era bastante presente, sendo todo ele feito pelo amigo, o também artista Carybé. No espeço foram inseridos ainda garrafas de dendê, fitinhas do Bonfim com frases especiais impressas, cacau torrado, azulejos brancos e azuis parecidos com o azulejos presos na casa do Rio Vermelho.

Outros elementos como fotografias, objetos pessoais, folhetos de cordel, filmes, jornais históricos, charges, documentos, ilustrações e correspondências estão presentes.

A obra ‘Capitães de Areia’ foi representada no cinema e dirigida pela neta do autor, Cecília Amado. (Foto: Divulgação)

Obra
Entre as diversas obras do artista estão os romances: Gabriela e Nacib (Gabriela Cravo e Canela, 1958), Dona Flor (Dona Flor e seus Dois Maridos, 1966), Os Capitães da Areia (Capitães da Areia, 1937), Pedro Arcanjo (Tenda dos Milagres, 1969), Antonio Balduíno (Jubiabá, 1935), Guma e Lívia (Mar Morto, 1936), O Menino Grapiúna (O Menino Grapiúna, 1981), Santa Bárbara (O Sumiço da Santa, 1988) e Quincas (A Morte e a Morte de Quincas Berro d’Água, 1961). O autor já foi traduzido para mais de 49 países. No cinema, diversas obras já foram representadas. Em 10 de agosto, comemora-se o centenário do nascimento do escritor, que nasceu em Ilhéus, sul da Bahia. Outras diversas obras foram transformadas em novelas e minisséries.

Fonte: G1

Publicidade:
_______________________________________________________

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s