“360”, de Fernando Meirelles, terá pré-estreia gratuita na segunda

A Folha e o Cine Livraria Cultura promovem, na segunda-feira (13) às 20h, a pré-estreia do filme “360”, de Fernando Meirelles, diretor dos aclamados “Cidade de Deus” (2002), “O Jardineiro Fiel” (2005) e “Ensaio sobre a Cegueira” (2008).
Após a exibição, Meirelles e a atriz Maria Flor (que está no elenco de “360”) participarão de debate com Fernanda Mena, editora da “Ilustrada”, e André Barcinski, crítico de cinema da Folha. As entradas para a sessão e o debate serão distribuídas gratuitamente uma hora antes, no Cine Livraria Cultura.
Segundo Meirelles, o filme aborda a constatação de “como pequenos eventos da vida, que até nos passam desapercebidos, podem gerar grandes modificações até em vidas do outro lado do planeta”.

Falado em pelo menos oito idiomas, “360” faz um giro por vários países ao contar a história de pessoas aparentemente desconectadas umas das outras. Porém a decisão de cada uma delas acaba interferindo na vida das demais. O filme parece cumprir, assim, um ciclo de 360 graus.

O elenco conta com estrelas como Anthony Hopkins, Jude Law e Rachel Weisz (atriz com quem Fernando Meirelles trabalhou em “O Jardineiro Fiel”), além dos brasileiros Juliano Cazarré e Maria Flor, que debutam no cinema internacional.

Para Maria Flor, “um set é igual em qualquer parte”, mesmo diante das singularidades de uma produção internacional. “No começo, fiquei apreensiva, não sabia o que esperar do set de um filme internacional, da relação com os atores e com a equipe técnica. Logo descobri que um set é igual em qualquer parte; apenas, no caso de um filme estrangeiro, são maiores os recursos, o que possibilita mais calma e tranquilidade. A minha impressão é que o tempo parece correr mais lentamente. A equipe foi muito profissional, silenciosa e concentrada, o que ajuda muito no trabalho do ator. E o diretor e o fotógrafo são brasileiros e queridos, o que me deixou muito à vontade para trabalhar. Foi um processo muito prazeroso e criativo”, declara.

Meirelles afirma que procura sempre levar brasileiros para as produções que realiza, não só no elenco como em outras funções. “Sinto que criar essas pontes com a indústria internacional é minha contribuição para o cinema brasileiro”, avalia.

Em entrevista à Folha, por e-mail, o diretor ressalta as motivações que o levaram a realizar “360” e declara seu fascínio pelos “golpes do acaso”. “O filme mostra essa corrente de acasos que, na verdade, rege nossas vidas”, confidencia.

Leia, a seguir, pingue-pongue com o cineasta.

FOLHA – Em “360”, a narrativa parece cumprir uma espécie de ciclo inesperado, com uma série de coincidências. O filme é então um retrato do acaso?

FERNANDO MEIRELLES – Pode ser visto por aí também, mas o que mais me interessou na narrativa é o fato dela não ter antagonistas. Nas nove histórias, os personagens estão lutando contra eles mesmos. Todos estão diante de uma bifurcação na vida e precisam tomar uma decisão. Os conflitos, em geral, são entre o que os seus desejos e pulsões querem contra os seus lados racionais, que agem como freios para que reprimam seus desejos. Esse velho conflito é muito humano.

A pergunta que se coloca é: precisamos sempre reprimir nossos desejos para mantermos uma família, uma religião, uma civilização, enfim? Será que a civilização e a plena felicidade são incompatíveis? Enfim, pensava muito nessas coisas ao rodar “360”. Mas o filme não defende nenhuma tese, apenas conta histórias onde essas ideias estão presentes.

FOLHA – O que você pensa sobre acasos e coincidências?

MEIRELLES – Acho que existem. Sei de alguns acasos muito corriqueiros que me levaram onde estou hoje. Sem esses golpes do acaso eu não estaria aqui, sendo entrevistado por você. O filme mostra essa corrente de acasos que, na verdade, rege nossas vidas.

360
DIREÇÃO Fernando Meirelles
QUANDO Segunda-feira (13), às 20h
PRODUÇÃO Reino Unido/Áustria/França/Brasil, 2011
CLASSIFICAÇÃO 16 anos
ENTRADA Gratuita
DURAÇÃO 117 min
ONDE Cine Livraria Cultura
ENDEREÇO av. Paulista, 2.073, São Paulo
TEL. 0/xx/11/3285-3696

Fonte: Folha de São Paulo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s