Stephen King recria história do assassinato de JFK

"Uma lenda arrepiante sobre um universo sinistro" - London Review

“Uma lenda arrepiante sobre um universo sinistro” – London Review

Em “Novembro de 63”, Stephen King cria uma história inspirada no assassinato de John F. Kennedy, episódio que completa 50 anos em 2013. O título chega ao Brasil no dia 21 deste mês.

Na trama, o professor de inglês Jake Epping volta ao passado, em 1958, e procura impedir a morte do presidente dos Estados Unidos. King recria o ambiente da época e brinca com as possibilidades de mudar o passado e com as consequências que isso traria ao futuro.

Na década de 1970, as pessoas se perguntavam: “onde você estava quando Kennedy foi assassinado? O que estava fazendo?”. No dia 22 de novembro de 1963, o mundo assistiu, estarrecido, ao presidente dos EUA ser alvejado em frente às câmeras.

A cena se repetiu por décadas. Rapidamente, teorias conspiratórias surgiram. “Se o homem mais poderoso do mundo foi baleado, quem estará seguro?”. Guardadas as proporções, o choque provocado em 22 de novembro é semelhante, em muitos aspectos, ao 11 de Setembro.

Após os ataques, um sentimento de insegurança rompeu as fronteiras dos EUA. Afinal, “se a nação mais poderosa do mundo foi atacada, quem estará seguro na Terra?”.

Uma década depois dos atentados do WTC, as perguntas foram as mesmas da época de JFK. Além de abusar de siglas e datas, as reportagens sobre as consequências da destruição das Torres Gêmeas usaram lembranças e análises. “Onde você estava em 11 de setembro? O que estava fazendo?”.

Mestre do horror, Stephen King é um dos mais famosos escritores de histórias sobrenaturais em atividade. É autor, entre outros livros, de “O Iluminado”, adaptado para os cinemas por Stanley Kubrick, e o best-seller “Carrie, a Estranha”.

*
“Novembro de 63”
Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
Páginas: 736
Quanto: R$ 69,90 (preço promocional*)

Fonte: Folha de São Paulo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s