Grupo de teatro baiano realiza encontro internacional sobre Antonin Artaud

antonin-artaud

Antonin Artaud foi um dos mais influentes e contestadores artistas do século XX. Suas inquietações o levaram a ser multiplo: poeta, ator, escritor, dramaturgo, roteirista e diretor teatral, escreveu vários ensaios sobre pintura, cinema e teatro. Suas idéias ainda influenciam muitos artistas de hoje, e foi o que aconteceu com o Núcleo Viansatã de Teatro Ritual, um grupo de teatro baiano que a sete anos faz pesquisa cênica e produções artísticas inspirados por Artaud.

Com o objetivo de dividir suas pesquisas e as de outros artistas/pesquisadores sobre Artaud, o Viansatã realiza de 15 a 19 de outubro o II Encontro Fronteira Sa[n]grada: Artaud e o seu Duplo, que contará com mesas de discussão sobre o tema, apresentações de espetáculos, painel performático, oficinas de teatro e lançamento de livros. O ator-pesquisador do Viansatã, Jones Mota, explica que o Fronteira brotou da vontade de conhecer as diversas leituras de Artaud feitas por artistas latino-americanos e de possibilitar o diálogo entre eles. “A nossa perspectiva neste Encontro, que é um dos poucos voltado para pesquisas brasileiras influenciadas por Artonin Ataud, é ampliar o compartilhamento dos estudos teórico-práticos em artes cênicas sobre Artaud e seu duplo”, pontua.

ii-encontro-fronteira-sangrada

Para Artaud o duplo do Teatro era a Vida, sendo aspectos inseparáveis. Tudo o que era vivido por um ator poderia ser tão extraordinário que seria, sob o ângulo certo, mais potente que a própria vida. Tal visão, profundamente radical e desafiadora, contagiou o teatro ocidental e mudou sua história. Para explorar os diversos aspectos dessa figura marcante, o II Encontro Fronteira Sa[n]grada: Artaud e o seu Duplo reuniu um grupo fenomenal de pesquisadores e artistas, vindos de Brasília, São Paulo, Colômbia, Alemanha além de contar com importantes figuras baianas. O evento é gratuito.

Para saber mais sobre o Fronteira Sa[n]grada e conferir a programação, vale dar uma olhada no site: http://www.viansata.com/fronteira/ E para conhecer melhor o Núcleo Viansatã de Teatro Ritual: http://www.viansata.com/

Serviço
O quê? II Encontro Fronteira Sa[n]grada: Artaud e o seu Duplo
Quando? 15 a 19 de outubro de 2016
Onde? Saladearte Cinema do Museu (Av. 7 de Setembro, 2195, Corredor da Vitória, Museu Geológico); Bouche de L’Enfer (Largo do Cruzeiro de São Francisco, 21, Pelourinho); Escola de Teatro da UFBA (Av. Araújo Pinho, Canela)
Entrada? Franca

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s