2ª DICA: Storyline


2ª Dica: Storyline

Digamos que você já tem os personagens criados, com suas devidas características definidas. Agora falta desenvolver a história. Mas será que você
tem que sentar na frente do notebook e iniciar a descrição do roteiro, os diálogos, o tempo, e toda a narrativa? Será que não seria melhor ter a história desenovlvida, para depois roteirizar, com a organização das falas por personagem, cenas descritas por quadros? Mas para isso, eu vou sugerir que você desenvolva seu Storyline! Vamos entender:

Storyline
O Storyline é a síntese da história que desenvolveremos. Uma espécie de resumo que você deve escrever em 5 linhas. Nele registrará os acontecimentos mais relevantes. Esta síntese será seu guia na hora de desenvolver o argumento(a descrição da história completa, o textão), para depois preparar o roteiro. Ela te ajudará a dar o começo meio e fim à sua história, te auxiliando na elaboração dos diálogos (posteriormente), sem perder a noção de “elaboração do problema”, “valorização do problema”, e “desfecho para o problema”.

Ao elaborar o seu storyline, não se prenda a detalhes. O “close” em determinada cena, a roupa do personagem, o que o personagem vai falar pra o outro, se é manhã, tarde ou noite, o que o personagem está pensando…. definitivamente nada de detalhes.

Antes mesmo de escrever o storyline, você precisa ter uma idéia: o que vai acontecer de fato? O que justifica essa história mesmo? Existe uma mensagem a ser apresentada através dessa história? Se você vai desenvolver uma aventura, drama, ação, então, como será? Que trama ? que acontecimento? Com que fato você vai apresentar essa história?
Alguém descobre algo de muito importante?
Vai haver uma grande disputa? De quê? Entre quem? Quem vai vencer?
ATENÇÃO: Você só não pode confundir “Sinopse” com “Storyline”. A Sinopse normalmente apresenta um resumo da história de forma a atrair o interesse do leitor ou telespectador, mas não há o compromisso da Sinopse revelar tudo (senão perde a graça?). Mas Storyline não tem segredo, até mesmo porque o Storyline não vai ser apresentado ao público. Ele é etapa de desenvolvimento, de construção e quem tem acesso a ele é quem está desenvolvendo a história.

Exemplo de Storyline – Filme Melhor é impossível: Um excêntrico e difícil escritor de nova-iorque apaixona-se pela garçonete que todos os dias o atende mas a doença obsessivo-compulsiva de que sofre impede uma relação normal. Uma viagem em que os dois se vêem envolvidos por um amigo comum dá-lhe por fim a oportunidade de mostrar o seu lado melhor, conseguindo conquistá-la.

Espero que você tenha gostado das dicas 1 e 2 que compartilhei contigo. Amanhã você terá a terceira e última Dica prometida!

# Wilton Bernardo
Cartunista, designer gráfico, artista visual
Professor do curso de Quadrinhos Oficina HQ, da marca Laço Afro e do estúdio ilê401
@oficinahq

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s